DCEMP

 


Página Inicial

ATOM - RSS


Experimente um navegador de verdade

Creative Commons License

 

 

E-mail ao jornal A VOZ DA SERRA

O DCEMP sente-se mais uma vez injustiçado pela mídia friburguense. Dessa vez o jornal A VOZ DA SERRA publicou matéria no dia 13 de junho informando aos seus leitores que a “participação dos estudantes universitários friburguenses no evento [13º Congresso da UEE-RJ] deve ter sido bastante tímida, se é que aconteceu”.

O DCEMP cumpriu com seu papel de único representante do corpo discente da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia e enviou ao Congresso não só uma delegada com poder de voto, como também três delegados devidamente cadastrados.

Diante dessa inverdade, o diretório manifestou-se através de e-mail enviado à redação de A VOZ DA SERRA como segue abaixo na íntegra:



Ao Jornal A VOZ DA SERRA

Prezados senhores,

Em atenção à matéria publicada na edição 6798, do dia 13 de junho de 2007, quarta-feira, intitulada “Congresso de estudantes reúne 700 universitários em Nova Friburgo ”, o Diretório Central dos Estudantes Mário Prata, da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia esclarece que:

Diferentemente do que foi informado na matéria onde um parágrafo explicita que “A participação dos estudantes universitários friburguenses no evento deve ter sido bastante tímida, se é que aconteceu. Os organizadores não souberam informar se havia delegados dos diretórios das entidades de ensino superior existentes na cidade e a reportagem de A VOZ DA SERRA não encontrou nenhum representante destas”, os estudantes da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia estavam sim representados com uma delegada devidamente credenciada e com poder de voto, além de mais três observadores, exatamente como estipula o processo de inscrição para os Congressos Estudantis.

Estranhamos o fato dos organizadores desconhecerem a participação dos estudantes friburguenses no Congresso, visto que a atual gestão – reeleita, por sinal – é a responsável direta pelo cadastramento de todos os delegados e observadores, assim como únicos incumbidos em receber as taxas de inscrição. O Diretório Central dos Estudantes Mário Prata - DCEMP sente-se, portanto, injustiçado com o presente artigo que, na visão de sua direção atual, apresenta-se como equivocado e superficial.

Cabe mencionar também que o ato pelo meio-passe livre para os universitários realizado em frente à empresa concessionária do transporte público da cidade – FAOL –, anteriormente marcado no calendário oficial do Congresso para acontecer dentro do Ginásio Municipal de Conselheiro Paulino, só foi efetivamente concretizado na porta da empresa por intervenção do DCEMP em uma das Plenárias. Leviano, portanto, publicar que a participação dos estudantes de Nova Friburgo foi tímida, ou nem mesmo aconteceu.

Quanto à suposta tentativa de A VOZ DA SERRA em encontrar algum representante da cidade para esclarecer a participação no Congresso, parece-nos estranho, já que participamos de todos os eventos e atividades do Congresso em todos os dias e não conseguimos notar a presença de repórteres e/ou fotógrafos deste meio nas atividades.

Por fim, o DCEMP entende que tem o direito de exigir resposta deste periódico para que inverdades não se sobreponham aos fatos que realmente aconteceram.

Esperamos que este jornal cumpra com seu dever de expressar apenas a verdade em suas páginas e retrate-se publicando esta carta em favor unicamente do Movimento Estudantil Friburguense.

Assinam,

Marcela Galdino da Silva
Delegada DCEMP no 13º Congresso da UEE-RJ

Camila Dias Amaduro
Lívia Ribeiro Barboza de Araújo Braga
Luiz Fernando Nunes
Observadores DCEMP no 13º Congresso da UEE-RJ


** Moção de repúdio ao monopólio da FAOL

A União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro, reunida em seu 13 Congresso, em solidariedade ao Diretório Central dos Estudantes Mário Prata da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, vem por meio desta repudiar o monopólio de mais de 50 anos da empresa Friburgo Auto Ônibus Limitada no transporte público do município de Nova Friburgo.
Esse monopólio praticamente inviabiliza a luta pelo meio passe universitário. A história de luta dos estudantes, especialmente os secundaristas, pelo passe-livre, garantido por lei, é extensa. Entretanto, o passe-livre em Nova Friburgo garante o direito de ir e vir apenas para as atividades em horário escolar, excluindo qualquer outra atividade extracurricular e inexiste o meio passe universitário.


09:52
topo ^

 

Os textos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do DCEMP.
A reprodução total ou parcial dos artigos publicados no sítio dependem da autorização do respectivo autor.

Diretório Central dos Estudantes Mário Prata
Rua Monsenhor Miranda, 86, Bloco A - Centro
Cep: 28610-230 - Nova Friburgo/RJ
dcemp@ffsd.br :: 1982 - 2007