DCEMP

 


Página Inicial

ATOM - RSS


Experimente um navegador de verdade

Creative Commons License

 

 

Informe aos alunos da FFSD

Caros alunos,

A atual gestão do DCEMP se reuniu no dia 26/11 às 18h15min. com a Diretora da FFSD, Ir. Celma Calvão da Silva a fim de tratar de assuntos relativos às propostas de campanha. Uma ata foi confeccionada e está à disposição dos alunos na sede do DCEMP. Nela há uma detalhada explicação sobre a reunião. Objetivamos com esse informativo levar aos alunos, de forma reduzida, a posição da Direção da FFSD frente às propostas do DCEMP pregadas durante a campanha eleitoral.

SOBRE O AUMENTO DAS MENSALIDADES EM 2008.

Ficou acertado com a Direção da FFSD que a as mensalidades para o ano letivo de 2008 serão reajustadas em 2%. O DCEMP concordou com esse reajuste uma vez que está bem abaixo de todos os índices que gerem o contrato de prestação de serviços educacionais.

SOBRE O PAGAMENTO DA MENSALIDADE DE JANEIRO DE 2008 AINDA NO MÊS DE DEZEMBRO DE 2007.

Tal procedimento, apesar de contar em contrato assinado por todos os alunos, é, na visão do DCEMP, inviável à maioria dos estudantes. Dessa forma, em concordância com a Direção da FFSD, os alunos devem ir o mais brevemente possível à tesouraria e assinalarem o pagamento da mensalidade referente à janeiro de 2007. A Direção está aberta à negociação.

SOBRE A ABERTURA DAS CONTAS DA FFSD

A campanha da atual gestão do DCEMP girou em torno da abertura das contas da FFSD. Saber sua real situação financeira é o interesse do DCEMP como órgão representativo dos alunos da FFSD. Foi posto à Direção da FFSD essa questão. A Direção prometeu analisar um modo de tornar públicas estas contas, mas salientou que não é obrigação. O DCEMP contra-argumentou dizendo que é medida de interesse geral e que beneficiará a todos. A Direção prometeu, mais uma vez, analisar a possibilidade.

SOBRE O DESCONTO PARA O PAGAMENTO ATENCIPADO DAS MENSALIDADES

Essa proposta foi rechaçada pela Direção da FFSD sob a alegação de que o processo é extremamente complexo. O DCEMP conseguiu, no entanto, que a Direção Financeira da Faculdade estudasse a possibilidade de descontos aos alunos que efetuassem os pagamentos com certa antecedência. Dessa forma, o DCEMP sugere que os alunos que pagam suas mensalidades com antecedência devem, antes de fazê-lo, procurar a tesouraria.

SOBRE O CRITÉRIO PARA AQUISIÇÃO DE DESCONTOS

O processo de aquisição de descontos na FFSD dá-se somente pelo preenchimento da ficha sócio-econômica disponível a todos no protocolo da Faculdade no início de cada ano letivo. O desconto concedido tem validade de um ano e está condicionado a boa conduta e aproveitamento escolar do aluno. As fichas que chegam à Direção são analisadas por uma comissão composta por funcionários da Faculdade e, a partir de 2007, também por uma Assistente Social. Não há avaliação externa e tudo é baseado na documentação apresentada em anexo às fichas.

SOBRE A COBRANÇA DE TAXAS NO REQUERIMENTO DE DOCUMENTOS NA FFSD

Toda a documentação (exceto a de rotina) pode ser cobrada pela Faculdade. No entanto, graças a uma “ação” do Ministério Público, as Faculdades do Estado do Rio de Janeiro (e de outros estados) estão impedidas de cobrar taxas para emissão do diploma de conclusão do curso. Logo, a emissão é gratuita, mas vale lembrar que o “benefício” pode ter prazo determinado.

SOBRE A UTILZAÇÃO DO GINÁSIO EM HORÁRIO DE AULA

A utilização do ginásio no horário das aulas do curso de ciências foi alvo de críticas dos alunos do curso, que utilizam as instalações do Laboratório de Física, localizado no ginásio. Tal problema será solucionado pela Direção da FFSD.

UTILIZIAÇÃO DO GINÁSIO PARA ATIVIDADES ESPORTIVAS NA ÉPOCA DAS FÉRIAS

O DCEMP solicitou à Direção da FFSD que o ginásio fosse aberto aos alunos durante as férias. A Direção concordou com a solicitação desde que haja apenas alunos no recinto.

SOBRE A JUNÇÃO DE TURMAS NO ANO DE 2008

O DCEMP está ciente de que haverá junção de turmas em 2008. Dessa maneira, se colocou, a princípio, contra a medida. Convencido de que é uma atitude necessária, colocou-se contra a junção de turmas que ultrapassem 20 alunos. A Direção da FFSD não cedeu e aumentou esse número para 50 alunos, argumentando que é perfeitamente possível para o professor ministrar aulas com essa quantidade de ouvintes. A FFSD garantiu que colocará essas turmas em salas amplas e garantirá assento a todos, não voltando a ocorrer o episódio de alunos em pé durante as aulas do semestre passado.

SOBRE O FECHAMENTO DA BIBLIOTECA NO HORÁRIO DE 17H. ATÉ 18H.

A biblioteca permanecerá aberta, de agora em diante, nesse horário.

SOBRE A MANUTENÇÃO DA BIBLIOTECA

A Direção argumentou que faz o possível para atender a solicitação dos Coordenadores de Curso. Logo, os alunos que sentirem falta de algum volume essencial na biblioteca devem recorrer ao seu Coordenador e este tomará as providências junto à Direção da FFSD.


20:47
topo ^

 

Os textos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do DCEMP.
A reprodução total ou parcial dos artigos publicados no sítio dependem da autorização do respectivo autor.

Diretório Central dos Estudantes Mário Prata
Rua Monsenhor Miranda, 86, Bloco A - Centro
Cep: 28610-230 - Nova Friburgo/RJ
dcemp@ffsd.br :: 1982 - 2007