|
Página Inicial



|
Edson Luis - 40 anos

Edson Luís de Lima Souto (Belém, 24 de fevereiro de 1950 — Rio de Janeiro, 28 de março de 1968)
Há quarenta anos, estudantes organizaram um legítimo protesto no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. Reivindicavam melhores condições, sobretudo de higiene, para o local.
A Polícia da Guanabara, armada, sob ordens da Ditadura Militar, invadiu o Calabouço e dispersou o protesto à bala deixando mortos estudantes e transeuntes, ferindo, ainda, outros tantos.
O estudante morto no Calabouço era Edson Luis, secundarista de escola pública, imigrante pobre do Pará. A morte de Edson deu início aos movimentos de protestos dos estudantes cariocas contra o regime militar. O corpo de Edson foi velado na Assembléia Legislativa do estado cercado por estudantes indignados que, mesmo sob a ameaça de brutal repressão, organizaram manifestações na Cinelândia e no centro do Rio de Janeiro. Uma semana depois foi realizada a missa de Sétimo Dia com a Igreja da Candelária cercada por militares. Na ocasião, os padres se colocaram entre os policiais e estudantes para evitar que mais um massacre acontecesse.
O Diretório Central dos Estudantes Mário Prata homenageia Edson Luiz de Lima Souto, Telmo Matos Henriques, Benedito Frazão Dutra, Antônio Inácio de Paulo, Walmir Gilberto Bittencourt, Olavo de Souza Nascimento, Francisco Dias Pinto, Jouber Valan, João Silva Costa, Henrique Rego Carnel, Marilene Vilas Boas Pinto e tanto outros que tombaram na luta dos estudantes no dia 28/03, às 19:30h., no pátio da cantina.
[Leia o artigo de Adriana Facina]
|
Os
textos publicados são de inteira responsabilidade
de seus autores e não refletem, necessariamente,
a opinião do DCEMP.
A reprodução total ou parcial dos artigos
publicados no sítio dependem da autorização
do respectivo autor.
Diretório Central dos Estudantes Mário Prata
Rua Monsenhor Miranda, 86, Bloco A - Centro
Cep: 28610-230 - Nova Friburgo/RJ
dcemp@ffsd.br :: 1982 - 2007
|
|