DCEMP

 


Página Inicial

ATOM - RSS


Experimente um navegador de verdade

Creative Commons License

 

 

:: Semana de História 2008

"DE UM OITO A OUTROS: SEMANA DA HISTÓRIA 2008"


PROGRAMAÇÃO :: INSCRIÇÃO DE TRABALHOS :: CLIENTELA :: UNIDADE RESPONSÁVEL


Ao longo da trajetória do Departamento de História da Faculdade Santa Dorotéia, a preocupação constante de realizar atividades extracurriculares tornou-se uma das práticas mais profícuas e acabou se transformando numa das mais fortes características do grupo de História na Faculdade até os dias de hoje. As Semanas de História, nas décadas de 1980 e 1990, ao mobilizar o corpo docente e discente da Faculdade, assim como boa parte da comunidade friburguense, muito contribuíram para fazer da Instituição uma referência científica, cultural e até mesmo política na cidade.

A proposta específica da Semana de História de 2008 aponta para duas direções. Em primeiro lugar, trata-se de um painel expositivo de temas relativos a diferentes datas históricas que estão sendo lembradas e debatidas, com insistência, nos diversos âmbitos intelectuais e midiáticos neste ano de 2008. Pretendemos, através de três mesas redondas, apresentar as opiniões dos profissionais de História da nossa IES, incluindo alguns convidados, sobre tais temas. Inicialmente, com os professores doutores João Raimundo e Jorge Miguel Mayer e a Professora Mestre Cláudia Dall’Aglio, será abordado o contexto histórico da vinda da Família Real ao Brasil no ano de 1808, culminando com exposição sobre a criação da Vila de Nova Friburgo, em 1818. O objetivo maior é oferecer discussão crítica alternativa às comemorações oficiais em torno da chegada da Família Real ao Brasil, além de propiciar análise sobre o contexto de conflitos internacionais do período (guerras napoleônicas) e de seus reflexos na formação histórica da Cidade de Nova Friburgo.

A segunda mesa redonda tratará do ano de 1848 e do contexto histórico de grandes lutas e transformações sociais na Europa do século XIX, data alcunhada por historiadores como “Primavera dos Povos”, tendo em vista a eclosão de inúmeros movimentos populares, liberais e nacionalistas. Também é o ano de publicação da primeira edição do Manifesto Comunista, marco teórico do marxismo, corrente filosófica das mais importantes para orientação dos trabalhos de pesquisa no campo das ciências humanas, além de ter se tornado paradigma das ações transformadoras do século XIX aos tempos atuais.

Com a terceira mesa redonda pretende-se abordar o tema “1968” de uma maneira diferenciada da que já foi apresentada durante a Semana da Cultura deste ano, quando se fez um painel histórico centrado nas lutas políticas dos anos 60. Desta feita, a intenção é realçar os aspectos culturais que estiveram presentes nos movimentos daquela década, através de exposição, por meio de fotos, a ser feita pela Professora Mestra Maria Clara Araújo, formada em Psicologia. A explanação será completada por fala da Professora Mestra Bluma Salomão, que buscará associar as lutas de 1968 com o amplo movimento de oposição à ditadura militar, em prol das liberdades democráticas, que culminou com a promulgação da Constituição de 1988, conhecida como “Constituição Cidadã”.

O sábado, último dia do evento, será dedicado à apresentação de trabalhos monográficos produzidos por alunos e ex-alunos da Faculdade Santa Dorotéia. A parir do mês de setembro serão abertas inscrições para estes trabalhos, os quais serão selecionados por uma banca composta pelos professores do Departamento de História, a fim de que os temas correlatos sejam agrupados em mesas de comunicação temáticas, as quais serão distribuídas pelas salas disponíveis na Faculdade, ao longo do dia, previsto o tempo de 20 (vinte) minutos, no máximo, para cada apresentação individual e de 90 (noventa) minutos para o conjunto da mesa. Ou seja, para cada mesa, deverá haver espaço para 04 (quatro) apresentações individuais, no máximo. As inscrições não ficarão restritas a alunos e ex-alunos de História, mas estes terão prioridade na seleção dos trabalhos.

Com o evento proposto, o Departamento de História da FFSD pretende contribuir para a reflexão acerca das questões históricas e das narrativas construídas ao longo do período comumente designado de Era Moderna, com o intento maior de trazer esta discussão para os dias atuais, fornecendo subsídios para a prática docente na sala de aula e para a análise crítica dos fatos, discursos, narrativas e processos sociais contemporâneos. Desta forma, a FFSD espera estar colaborando objetivamente para a inserção dos profissionais de ensino e, mesmo, de outras áreas do conhecimento, na construção do processo histórico atual.


10:35
topo ^

 

Os textos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do DCEMP.
A reprodução total ou parcial dos artigos publicados no sítio dependem da autorização do respectivo autor.

Diretório Central dos Estudantes Mário Prata
Rua Monsenhor Miranda, 86, Bloco A - Centro
Cep: 28610-230 - Nova Friburgo/RJ
dcemp@ffsd.br :: 1982 - 2007