DCEMP

 


Página Inicial

ATOM - RSS


Experimente um navegador de verdade

Creative Commons License

 

 

Carta aberta à comunidade acadêmica da FFSD

Diante das reuniões realizadas entre os alunos dos cursos de graduação, direção da FFSD e professores, o Diretório Central dos Estudantes Mário Prata, através desta carta aberta, posiciona-se de forma oficial sobre os recentes acontecimentos.

A situação financeira da instituição não é novidade para o DCEMP. Ainda no ano de 2007 (dia 23/11), fomos convidados para uma reunião onde estavam presentes, além da direção e coordenadores de cursos, a maioria dos funcionários da casa. Na oportunidade foi-nos informado a necessidade de corte de custos gerados, segundo a direção, em sua maioria, pela inadimplência dos alunos no pagamento das mensalidades além do alto índice de descontos concedidos (para maiores detalhes, acessar www.dcemp.ffsd.br > Atas on line > “Ata da reunião do dia 23 de novembro de 2007 com Conselho de Pesquisa e Extensão, Coordenadores de Curso, DCEMP, Funcionários e Corpo Discente”). No dia 26/11/2007 (Ata também disponível no site), a Direção da FFSD, na pessoa de sua Diretoria, Ir. Celma Calvão, atendeu um pedido de reunião com o DCEMP. Nessa oportunidade, informamos à Diretora nossas propostas para a gestão 2007/2008. Entre essas propostas, a nossa defesa pela abertura de contas da FFSD, a transparência no processo de aquisição de bolsas, o desconto progressivo por antecipação nos pagamentos entre outras.

Após as reuniões realizadas recentemente, o DCEMP informa que: 1) reconhece a luta dos professores e, sobretudo, dos funcionários da casa pela manutenção dos salários e demais direitos trabalhistas em dia; 2) que não é um órgão da direção da FFSD; 3) que não foi informado sobre as reuniões que aconteceram recentemente; 4) que não apóia de forma alguma políticas de não-renovação de matrículas ou qualquer outra punição aos alunos inadimplentes (a saber que, exceto pela renovação de matrícula, qualquer outro processo punitivo é proibido pela Lei Federal nº 9870/99 que dispõe sobre as anuidades escolares e condições para a celebração de contratos entre alunos e instituição); 5) propõe uma campanha (mediante a abertura de contas) pelo refinanciamento dos débitos dos alunos com a instituição.

A resposta da Direção da FFSD, na reunião do dia 26/11/2007, sobre a abertura de contas (há no site, além da Ata, um comunicado aos alunos: acessar o link Eventos > Novembro 2007 > "27- Informe aos alunos da FFSD sobre a reunião com a Direção no dia 26/11 - 18h.") não foi, até hoje, repassada ao DCEMP de forma oficial. Como foi-nos dito na reunião, a Direção não vê motivos para que as contas tornem-se públicas. Nós, ao contrário, achamos que essa prática deveria ser freqüente, uma vez que, colocado verbalmente aos alunos a realidade financeira da Faculdade, cabe a nós, estudantes, conhecer, de fato, esta realidade. Entendemos que só assim poderemos sugerir algo prático para a solução da questão.

O DCEMP defende uma solução conjunta para os problemas anunciados e já propôs algumas alternativas para amenizar a questão. Informa, no entanto, que não será conivente com qualquer prática que prejudique o aluno de forma direta ou com medidas que visem a diminuição da qualidade dos cursos em função do corte de custos. O DCEMP reafirma que está ao lado dos alunos e coloca-se, se necessário e em último caso, à disposição do corpo discente para intermediar negociações com o setor financeiro da FFSD.

Saudações universitárias,
Coordenações Política, Cultura, Patrimonial e Jurídica, Comunicação e Divulgação.

Fevereiro de 2008.

http://www.dcemp.ffsd.br
dcemp@ffsd.br


11:50
topo ^

 

Os textos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião do DCEMP.
A reprodução total ou parcial dos artigos publicados no sítio dependem da autorização do respectivo autor.

Diretório Central dos Estudantes Mário Prata
Rua Monsenhor Miranda, 86, Bloco A - Centro
Cep: 28610-230 - Nova Friburgo/RJ
dcemp@ffsd.br :: 1982 - 2007